WhatsApp_Image_2024-04-24_at_14.33.43.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participa nesta quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de abril, do Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um tributo a Zilda Arns, que está sendo realizado em Forquilhinha. O evento é na cidade natal da médica, que fundou a Pastoral da Criança e morreu em 2010, durante um terremoto no Haiti.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destaca que a primeira infância, de zero aos seis anos, é um momento considerado essencial para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo da criança e que o Governo de Santa Catarina está comprometido com políticas públicas para os pequenos catarinenses.

“Nosso estado tem mais de 18 mil crianças nessa faixa etária e estudos já demonstram que o investimento em políticas públicas para a primeira infância é o mais eficaz para reduzir as desigualdades na idade adulta. Ao garantir o acesso a uma educação e cuidados de qualidade durante a primeira infância conseguimos prevenir até problemas de saúde, atraso no desenvolvimento e muitos outros problemas”, explica.

O seminário é voltado para conselheiros de direitos da criança e do adolescente, conselheiros tutelares, educadores, socioeducadores, orientadores sociais, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, promotores, juízes, advogados e conselheiros de demais políticas públicas, secretários municipais, além dos demais atores do Sistema de Garantia de Direitos.

Maria Helena comenta ainda que a participação de Santa Catarina no evento é muito importante. “Fizemos questão de participar do seminário, especialmente com a Gerência de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens da SAS, porque é um momento para discutirmos a promoção, defesa, garantia de direitos de gestantes e crianças”, completa ela.

WhatsApp_Image_2024-04-24_at_14.33.43_1.jpeg

Medalha Zilda Arns

Na abertura foi entregue a Medalha Zilda Arns. O objetivo era premiar as melhores práticas voltadas para a infância e que estejam contribuindo de forma significativa para a defesa e garantia dos direitos desta fase tão importante da vida do ser humano. Os premiados foram escolhidos por uma comissão que avalia as práticas bem-sucedidas na área da primeira Infância.

Na programação estão ainda temas como a Rede de Proteção à Infância; O Direito a Convivência Familiar e Comunitária; Primeira Infância e Orçamento Criança; Planos Municipais para a Primeira Infância e o Pacto Nacional pela Primeira Infância. Também está prevista uma oficina técnica sobre planos municipais com a presença dos ministérios relacionados.

O evento é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Forquilhinha, em parceria com Unicef e Pastoral da Criança, com apoio da Rede Nacional Primeira Infância, Rede Não Bata Eduque, Fundação Abrinq, entre outros.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt e Luciane Lemos (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família